Contabilidade

May 21, 2012

A Contabilidade é bastante ramificada e se divide em vários ramos: Auditoria, Contabilidade administrativa, agrícola, ambiental, analítica, aplicada, atuarial ou previdenciária, bancária, comercial, de custos, departamental ou divisional, de recursos humanos, de seguros, de transportes, doméstica, dos serviços, financeira, fiscal, geral, gerencial, gráfica, hospitalar, hoteleira, imobiliária, industrial, internacional, mercantil, nacional, orçamentária, pública, rural, superior, teórica e tributária. As principais correntes de pensamento científicos são: o Materialimo, o Controlismo, o Aziendalismo, o Patrimonialismo, o Universalismo, o Neopatrimonialismo, o Contismo e o Personalismo.

Há vários tipos de curso de contabilidade, em nível técnico, em nível superior, entre outros. O curso superior de contabilidade é normalmente nomeado por Ciências Contábeis e quem o faz se torna bacharel em ciências contábeis, o curso tem uma duração de oito semestre e é encontrado tanto em instituições de ensino superior públicas quanto privadas. É importante para este curso ter facilidade para lidar com números, capacidade de concentração, é importante a exatidão, o espírito de iniciativa, liderança, a habilidade de trabalhar em equipe, precisa estar atualizado, ser flexível e possuir raciocínio abstrato. Entre as disciplinas normalmente encontrada em um curso superior de Ciências Contábeis se encontram: Contabilidade Geral, Comunicação Empresarial, Processo Decisório e Criatividade, Matemática Financeira, Noções de Direito, Economia, Estatística, entre outras.

Entre as ferramentas mais usadas pelo contador ou contabilista é o fluxo de caixa. O fluxo de caixa é um instrumento usado na área gerencial com o objetivo de controlar e informar a respeito de todas e quaisquer movimentações financeiras, seja referente à entrada ou saída de dinheiro. O fluxo de caixa pode ser de um dia, de uma semana, de um mês, ou de um período preestabelecido. Os dados que compõe o fluxo de caixa é obtido dos controles de contas a serem pagas, contas a serem recebidas, vendas feitas, despesas adquiridas, saldos e aplicações financeiras, além de todos e quaisquer elementos que tem representação das movimentações de recursos financeiros.

Deixar um Comentario sobre ese artigo