Controle Contas A Pagar

October 5, 2011

O controle de contas é vital para o funcionamento e sobrevivência de uma organização, assim como para a composição de um orçamento familiar controlado. Por isso, é necessário que além do controle, este não seja passível de erros, pois comprometeria tanto o sistema contábil da organização quanto o orçamento financeiro da família ou pessoa física individual.

Empresas fazem fluxos de caixa para ter controle sobre as despesas e receitas de modo a evitarem surpresas e poderem tomar decisões estratégicas para controle e até diminuição dos custos. Cidadãos comuns fazem controle das contas para serem pagas na data de vencimento, evitando atrasos e consequentemente cobrança de tarifas.

Para fazer o controle de contas a pagar foram desenvolvidas ferramentas, softwares que atendem tanto a necessidades simples quanto aquelas complexas. Através do Excel, qualquer pessoa pode montar uma planilha para controle dos seus próprios gastos futuros. A planilha pode variar de usuário para outro, conforme o tipo de contas e suas características. Para quem não tem domínio da ferramenta, há vídeos de aulas sobre o assunto online.

Para aqueles que precisam de ferramentas mais complexas que abrangem um fluxo de caixa por completo, com balancetes, demonstrativos entre muitas outras opções, existe no mercado softwares que atende a essas necessidades de maneira eficaz. Alguns deles podem ser baixados gratuitamente.

Para empresas que queiram controlar melhor suas finanças, há também no mercado cursos, palestras e consultorias fornecidas por empresas especializadas (entre elas Sebrae), que visam proporcionar qualificação aos demais que queiram gerir de maneira qualificada.

Deixar um Comentario sobre ese artigo