O Que É Contas A Pagar E Receber

September 27, 2011

47 - Departamento Pessoal-alimentacao_final
Contas a pagar significa o dinheiro que a empresa deve a alguém, como por exemplo, dívidas para com os fornecedores na compra de matéria-prima e obrigações para com o governo no pagamento de tributos. Já contas a receber significa a quantia de dinheiro que devem a empresa, por exemplo, compras feitas por clientes. O mesmo conceito pode ser usado para as pessoas comuns. Contas a pagar seriam as despesas, as dívidas de certa pessoa para com alguém e contas a receber seriam os valores que certo alguém está devendo para tal pessoa.

Por isso as empresas fazem fluxos de caixa para ter controle sobre as despesas e receitas de modo a evitarem surpresas e poderem tomar decisões estratégicas para controle e até diminuição dos custos. Por ser de grande importância, o controle financeiro da organização precisa ser feito por pessoas especializadas que fazem uso de ferramentas especializadas, já que este controle de receitas e despesas é vital para a sobrevivência da empresa.

Por conseguinte, quando se refere à pessoa física, o controle dos gastos também é essencial para se evitar surpresas no fim do mês. Por isso, também é recomendável que as pessoas façam um controle financeiro das suas contas, sejam elas contas a pagar ou a receber.

Para todo esse controle, há ferramentas eletrônicas que auxiliam o processo, que vão desde planilhas simples até sistemas de controle financeiro complexos, logo cabe a pessoa física ou jurídica, buscar aquele instrumento que melhor atenda as suas necessidades pessoais ou necessidades da sua organização, respectivamente.

One Response to “O Que É Contas A Pagar E Receber”

  1. Contas, apagar tem um grande valor, mas qual ? este, grande valor?

Deixar um Comentario sobre ese artigo