O Que É Uma Prestação De Contas

February 12, 2013

Saber o que é uma prestação de contas é importante. Prestar contas é dar satisfação daquilo que foi gasto, de que como um determinado orçamento foi gasto. Nas Eleições, os candidatos prestam contas ao Tribunal Superior Eleitoral do dinheiro que gastaram em suas campanhas e de onde esse dinheiro veio. Um síndico de um prédio presta contas aos condôminos do dinheiro arrecadado deles e o que foi feito com ele.

Da mesma maneira, é obrigação das administrações públicas prestarem contas do dinheiro que a população paga em impostos e o que faz com ele. Em empresas de capital aberto, o conselho administrativo presta contas aos investidores da saúde financeira da empresa, lucros ou prejuízos. Enfim, a prestação de contas é de fundamental importância para a transparência pública, administrativa, financeira, contábil, gerencial, etc.

É sabido que no que tange a Prestação de Contas Eleitorais há muita maquiagem de contas, caixa dois, lavagem de dinheiro, entre outras ilegalidades. Para ser eleito para um cargo parlamentar ou executivo, é de conhecimento público que é necessário se gastar muito dinheiro, pois são raros os casos onde campanhas baratas logram êxitos nas eleições. As campanhas vitoriosas para o Poder Executivo sempre requerem somas absurdas de dinheiro que provem de empresas que buscam auferir lucros e facilidades com o governante que espera ver eleito. Os candidatos usam grandes quantias de dinheiro para financiar suas campanhas e quando são eleitos estão devendo e por isso passam seus mandatos pagando com favores a todos os principais doadores que contribuíram para a eleição.

Deixar um Comentario sobre ese artigo