Perícia Contábil

November 27, 2012

A perícia contábil se traduz em vários procedimento técnicos e científicos para serem levados a uma instância de decisão, elementos necessários que provem e provenham subsídios a uma justa solução de litígio, a partir de um laudo pericial contábil e ou parecer pericial contábil, que esteja de acordo com normas jurídicas e profissionais e as leis vigentes. Isso é mais ou momentos o que dizem as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Entre os objetivos de uma perícia contábil estão os levantamento de elementos de prova e prover subsídios para que se emita um laudo o um parecer pericial. A prova é um elemento materializado que mostre a verdade que venha de um perícia técnica. O laudo pericial é o documento por pelo menos um perito que provenha conclusões baseados no exame pericial que responda as questões levantadas pelo juiz ou partes que tenha interesse no caso.

LPC é o Laudo Pericial Contábil, é um texto escrito pelo perito no qual deve constar de maneira ampla toda a perícia em todos os mínimos detalhes. O LPC só pode ser feito por um contador habilitado e registrado em um Conselho Regional de Contabilidade e isto está regulamentado pelas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).

Entre os procedimentos de uma perícia contábil estão: o exame, a vistoria, a indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação, certificação. O exame é feito por meio de análise de livros, registros e documentos. A vistoria verifica a situação, coisa ou fato circunstancialmente. A indagação busca informações por meio de entrevistas. A investigação busca o que está oculto.

Deixar um Comentario sobre ese artigo